COVID-19
Acesso à Informação
Portal de Serviços
Sobre o Município
Prefeitura de Palmeira do Piauí adota medidas restritivas para combater aumento da Covid-19
Saúde - 30 de Janeiro de 2021 - 12:32:39

A Prefeitura de Palmeira de Piauí, publicou nesta sexta-feira (22) um DECRETO Nº 01/2021 com novas medidas restritivas direcionadas ao controle da disseminação da Covid-19 no município. As medidas levam em consideração o crescimento do número de casos e avaliações epidemiológicas feitas pelos órgãos municipais competentes e CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas.
O Decreto entra em vigor a partir de hoje (22).
O Decreto dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Novo Coronavírus, no âmbito do Município de Palmeira do Piauí-PI, a serem aplicadas a partir do dia 22 de janeiro de 2021 até o dia 07 de fevereiro 2021.
O documento estabelece as seguintes medidas especiais para enfrentamento da Covid-19 no município:
MEDIDAS GERAIS RELATIVAS ÀS ATIVIDADES ECONÔMICAS E SOCIAIS
Torna-se obrigatório o uso de máscara por todos os cidadãos em local público, vias públicas ou locais onde haja reuniões de pessoas;
I – Manter distanciamento de no mínimo 1,5 metros entre as pessoas;
II – Uso de alertas como placas ou cartazes fixados na parede com orientações das medidas preventivas contra a covid-19;
III – Não permitir a entrada de trabalhadores ou clientes com sintomas gripais ou com covid-19;
IV – Vedado música ao vivo, som automotivo ou espaço para dança em qualquer atividade que caracterize festas ou aglomeração;
V – Restrição de horário para fechamento de restaurantes (22:00h);
VI – Disponibilizar álcool em gel para funcionários e clientes.
Restaurantes:
limitação de 6 (seis) pessoas por mesas e ofertar álcool em gel, além do distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas (REDUZIR A CAPACIDADE), os banheiros devem ter sabão e papel toalha.
Supermercados:
(comercio em geral) colocar pontos de álcool em gel para funcionários e consumidores, com limite de ocupação dentro do estabelecimento, sinalização de demarcação para distanciamento nas filas de 1,5 m. Barreira física nos caixas para manter distanciamentos entre clientes e funcionários. Não permitir a entrada de clientes sem o uso de máscara.
Bancos e lotéricas:
sinalização de demarcação para distanciamento nas filas. Parágrafo único: Higienização dos caixas eletrônicos, Dispensação de álcool em gel, de preferência por suporte acionado por pedal.
Igrejas:
Igrejas:
I – Organização na entrada e saída das missas e cultos.
II – Se houver necessidade de fila, demarcação para manter distanciamento;
III – Após a coleta das ofertas higienização das mãos;
IV – Demarcação dos assentos para manter distanciamento;
V – Higienização dos instrumentos;
VI – Microfone exclusivo para o ministrante.
Atividades esportivas:
I – Realizar treinos com grupos separados e horários agendado para a chegada de todos, mantendo distanciamento entre os atletas.
II – Não retornar para casa diariamente vestindo o uniforme, o mesmo deve ser trocado após o treino, colocado em saco plástico e levado para lavagem em casa.
III – Realizar a sanitização de estádios, quadras e locais dos treinamentos com hipoclorito de sódio de 0,1 a 0,5%.
IV – Evitar o cumprimento físico entre jogadores, inclusive o cumprimento físico inicial e final entre jogadores e com a equipe de arbitragem.
A fiscalização das medidas determinadas neste Decreto será exercida pela vigilância Sanitária Municipal com o apoio da Polícia Militar. Nenhuma atividade ou estabelecimento discriminado neste Decreto poderá funcionar desrespeitando as medidas sanitárias de combate à COVID-19.